Pau…tando | 13/06/18

Na coluna Pau…tando, leia o que acontece de mais importante nos bastidores políticos de Poços de Caldas.

AUDIÊNCIA REJEITADA
Por 9×5, os vereadores rejeitaram a realização de audiência pública para discutir a sustação da Instrução Normativa que dispõe sobre guias de Imposto Sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) e sobre o polêmico projeto de lei que autoriza o Executivo a contratar empréstimo de R$ 10 milhões junto ao Banco do Brasil, para, entre outras coisas, aquisição de software e hardware para geo-processamento, a fim de se fazer o recadastramento imobiliário.

CONSTRANGIMENTO 1
Sob orientação do Executivo, a bancada situacionista derrotou o requerimento com folga, haja vista que é maioria em plenário. No entanto, o debate entre as partes chegou a ser constrangedor, com vereadores situacionistas alegando que a audiência não se tratava de matéria tributária, conforme prevê a Lei Orgânica, ainda que o próprio Executivo tenha enviado aos vereadores um gráfico de crescimento tributário em relação em uma das mensagens sobre o empréstimo.

CONSTRANGIMENTO 2
Os situacionistas ainda alegaram a falta de tempo hábil para se fazer a audiência, tendo em vista o calendário eleitoral, o que inviabilizaria o pedido de empréstimo. Na prática, é um argumento que indica que é melhor fazer um gasto milionário antes de se avaliar se ele de fato vale a pena.

SULFUROSOS
O ex-prefeito de Caldas e pré-candidato a deputado estadual, Ulisses Borges (PTB), até então desconhecido da maior parte da população local, tem se esforçado em difundir a informação de que é poços-caldense, como forma de conquistar o eleitorado. Dos pré-candidatos a deputado com base na cidade, os outros poços-caldenses são Ciça Opípari (federal), Regina Cioffi (estadual), Marcos Eduardo (estadual) e Mauro Tramonte (estadual).

MAIS PRAZO
O Executivo pediu prorrogação de prazo de mais 16 pedidos de informações encaminhados pelos vereadores. Destes, 10 são de autoria da bancada de oposição.

ASSEMBLEIA
O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (Sindserv) marcou assembleia extraordinária para os médicos que atuam na rede municipal de saúde. O encontro acontece nesta quinta-feira, 14, às 18h50, na sede do Sindicato, no bairro Vila Nova. Na pauta, esclarecimentos sobre carga horária, valorização dos profissionais da área médica e deliberação de ações para a categoria.