Pau…tando | 01/06/17

Leia o que acontece de mais importante nos bastidores políticos de Poços de Caldas

DIRETAS JÁ!
O cursinho universitário Educafro e o DCE da Unifal/Poços realizaram no fim da tarde de segunda-feira, 29, uma mobilização no Terminal de Linhas Urbanas, pedindo a realização de Diretas Já! Houve batucada, panfletagem, música e espaço de debate e diálogo, tudo para sensibilizar a população sobre a crise política enfrentada no país.

VISITA À REDAÇÃO
O Jornal da Cidade recebeu ontem a visita da imagem peregrina de Nossa Senhora da Saúde, que durante o mês de maio, passou um dia em estabelecimentos comerciais da área central. Na missa de ontem, 31, foi feita a coroação de Nossa Senhora pelos comerciantes.

VOOS REGULARES
Apesar da boa notícia de Poços de Caldas estar de volta aos voos regulares ligado à capital mineira, o preço anunciado das passagens de ida, de R$ 550 de segunda a quinta e de R$ 600 às sextas, assustou muita gente. Só mesmo funcionários de grandes empresas e passageiros mais abonados é que terão condições de frequentar os voos. Como a pesquisa da PUC/Poços mostrou que existe demanda, fica a torcida para que exista número de passageiros suficiente para que o preço possa ser reduzido em breve.

MAIS PRAZO
O Executivo solicitou prorrogação de prazo para responder mais 18 requerimentos aprovados pelos vereadores e encaminhados à Prefeitura.

IDENTIDADE DE GÊNERO 1
A polêmica sobre a ideologia de gênero parece longe do fim após o polêmico discurso feito pelo vereador Ricardo Sabino (PSDB) em sessão ordinário no dia 25 de abril. Depois da militante Andrea Benetti ter usado a tribuna livre para posicionar-se favorável ao tema, agora é o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher que requereu o uso da tribuna para leitura de uma carta de repúdio ao pronunciamento do vereador tucano.

IDENTIDADE DE GÊNERO 2
Outras duas pessoas também se inscreveram com o objetivo de discutir o assunto: Jean Nastrini requereu o uso do espaço para tratar do tema, mesmo procedimento feito por Evelyn Cristina Pereira da Silva, que já se antecipou contrária à inclusão de debates sobre ideologia de gênero, dentro das unidades escolares.

MAIS MÉDICOS
O secretário de Saúde, Carlos Mosconi (PSDB), concede hoje pela manhã, 1º, uma entrevista coletiva na se-de da secretaria, para falar sobre o programa Mais Médicos. O programa federal trouxe para o município 10 médicos cubanos, que estão deixando a cidade por conta do fim do contrato.

NA UPA 1
Os vereadores Gustavo Bonafé (PS-DB), Lígia Podestá (DEM), Ricardo Sabino (PSDB), Marcelo Heitor (PSC) e Wilson Rodrigues (DEM) estiveram ontem na UPA. Segundo o vereador Bonafé, a visita foi uma ação de fiscalização e levantamento de demandas para melhoria dos serviços, após as reclamações dos últimos dias.

NA UPA 2
Segundo Bonafé, diferente do cenário de terça-feira, 30, “o fluxo de atendimento estava normalizado e o quadro de profissionais completo”. No entanto, ele diz que isto não significa que não há desafios a serem enfrentados. “Pelo contrário, ao visitar quase todas unidades de saúde da cidade, fica evidente que há muito o que ser feito em diversos aspectos. E também é fato que muitos servidores e profissionais estão se desdobrando para atender dignamente a população”, reconhece.

NA UPA 3
O grupo de vereadores está concluindo um amplo estudo sobre a saúde municipal, que deverá ser apresentado em breve. Ainda sobre a UPA, apenas nos quatro primeiros meses do ano, já foram realizados 157.434 procedimentos pelo setor de Enfermagem, o que mostra o tamanho da demanda.

DEMORA
O vereador Álvaro Cagnani (PSDB) foi procurado por várias pessoas que reclamaram do tempo de atendimento em agências bancárias do município, relatando que muitas dispõem de apenas um atendente para atendimento preferencial (idosos, gestantes, deficientes físicos), outro para clientes de alta renda e mais um atendente para o público em geral, resultando em tempo de espera de até uma hora, o que contraria a lei municipal nº 8.665/2010, que prevê “atendimento seja feito em tempo razoável”, variando entre 15 a 30 minutos, dependendo da situação.