Paulo Tadeu volta a criar polêmica no Twitter

Paulo Tadeu polemizou com postagem sobre posição de advogados sobre o impeachment

O vereador Paulo Tadeu (PT) voltou a ser alvo de polêmica no Twitter por conta de uma postagem em seu perfil pessoal. Primeiro, foi o episódio onde sugeriu que os “coxinhas” não pisassem e nem comessem a grama.

A postagem foi  em referência aos protestos pelo impeachment no dia 13 de março. Agora, a polêmica aconteceu após ele postar uma imagem com um manifesto atribuído aos advogados e advogadas de Poços de Caldas, que estariam “em defesa da democracia e contra o golpe”, em referência ao processo de impeachment contra a presidente Dilma Rousseff (PT) que se desenrola em Brasília.

A carta não é assinada por nenhum advogado, mas em seu conteúdo, é citado que “nós, advogados e advogadas de Poços de Caldas reafirmamos nosso compromisso com o Estado de Direito”. Paulo Tadeu postou junto à carta a seguinte frase: “Manifesto dos Advogados de Poços de Caldas em Defesa da Democracia e Contra o Golpe”. Nas redes sociais, a postagem gerou indignação em muitos advogados, que alegam que o vereador generalizou, assim como fez no episódio da “grama”.

O vereador Marcos Tadeu Sala Sansão (PSDB), em contato com o presidente da 25ª Subseção da OAB/MG, Luis Gustavo Pereira Moras, disse que o advogado considerou que a carta deveria ter a identificação dos signatários, para evitar a falsa impressão de que se trata de todos os profissionais. Moras relatou ainda a Sansão que pela diversidade de pensamentos dentro da classe, a 25ª Subseção não se manifestou sobre o impeachment.

O advogado ainda relatou a Sansão que seria necessário a realização de uma assembleia na OAB para definir um eventual posicionamento, assim como já ocorreu nos âmbitos estadual e federal, que são favoráveis ao impeachment.

A resposta oficial do presidente não demorou a acontecer. No fim da noite de sexta-feira, 1º, o presidente postou em seu perfil pessoal, já que a 25ª Subseção da OAB/MG não possui perfil em redes sociais, a posição da instituição sobre o episódio. Confira abaixo:

Como Presidente da 25a Subseção da OAB – Poços de Caldas sinto-me na obrigação de esclarecer o que segue:

O Sr. Vereador Paulo Tadeu publicou a foto de um manifesto em seu perfil no Twitter (https://mobile.twitter.com/ptadeu…/status/715661040818724866).

Tal documento não contém assinaturas e nem identificação de eventuais signatários. Referido manifesto começa com os seguintes dizeres: “Nós, advogados e advogadas de Poços de Caldas”….

E, da forma em que está redigido, passa a falsa impressão de que referido manifesto representa o pensamento de TODOS os advogados de Poços de Caldas, o que não é, absolutamente, verdade. Existem, claro, inúmeros colegas advogados que, com todo o direito, manifestam-se contrários ao impeachment.

Mas penso que, se realmente referido manifesto foi elaborado por esse grupo de advogados contrários ao impeachment, ou ao menos por parte dele, deveriam ter, no mínimo, se identificado e assinado o referido documento, pois ainda que o mesmo não faça menção à instituição OAB, friso que a redação dá a entender que está se referindo a toda a classe, inclusive por usar a expressão redundante “advogados e advogadas”.

Justamente por respeitar os pensamentos diferentes dentro da classe é que a Subseção, enquanto instituição, não se manifestou em defesa desse ou daquele lado, mas tão somente em favor do devido processo legal e do respeito à Constituição. Ademais, para fazê-lo de forma democrática, o posicionamento da Subseção deveria ser precedido de uma assembléia, assim como foi feito nas esferas estadual e federal, cuja definição, emanada democraticamente, já é de conhecimento geral, mas não é demais lembrar: a favor do impeachment.

E nesse aspecto convém também lembrar que é ínsito à democracia que, mesmo aqueles que não concordam com o resultado de uma votação, devem se curvar ao seu resultado, à vontade da maioria.

Por fim, deixo claro que a OAB local não é signatária do mencionado manifesto. E, até o momento, não há qualquer prova ou indício de que tenha sido redigido e ou assinado por quaisquer advogados, mas se o foi, que se identifiquem, pois estão a exercer o constitucional direito de manifestação.

Parafraseando Cláudio Lamachia: “Nosso partido é o Brasil, e nossa ideologia é a Constituição”

@ Luis Gustavo Pereira Morás
Orgulhosamente inscrito na OAB/MG sob o n° 76.410