Pau…tando | 29/03/17

Leia o que acontece de mais importante nos bastidores políticos de Poços de Caldas

PRORROGAÇÃO
O Executivo solicitou prorrogação de prazo para resposta a 11 processados legislativos referente à prestação de contas de fundos municipais.

DESBUROCRATIZAÇÃO
O vereador Gustavo Bonafé (PSDB) apresentou anteprojeto de lei que dispõe sobre a criação do Comitê Municipal de Desburocratização do Poder Público. Iniciativa semelhante já foi tentada na cidade. Na gestão do então prefeito Sebastião Navarro (DEM), foi criado, via decreto nº 8.096, de 22 de maio de 2005, o Programa Municipal de Desburocratização. O decreto ainda segue em vigor.

MUDANÇAS NA LEI
A Câmara Municipal recebeu um ofício de Marcelo Gil, representante dos publicitários volantes da cidade, solicitando alterações na recém criada lei municipal nº 9.166/2016, que dispõe sobre o Código de Posturas Municipais, “retirando a restrição para veiculação de publicidade volante em algumas vias públicas do Centro da cidade”. A nova legislação foi criada justamente devido às reclamações da população sobre o som dos carros de propaganda volante. Desta maneira, parece ser improvável que neste momento, a Câmara Municipal acate algum tipo de mudança no que acabou de ser aprovado.

ALVARÁ
O show do fim de semana no Thatersall, após a grande repercussão nas redes sociais, também foi debatida pelos vereadores. É fato que o Thatersall não tem condições de abrigar eventos de grande porte, ainda que o público fique aquém do esperado, já que o que conta para a população é o incômodo gerado pelo volume. Além disto, a liberação do evento por parte da Prefeitura, sem o devido alvará, ainda que o show tivesse cumprido “todas” as medidas de segurança, também passou a impressão de “jeitinho”, coisa que não combina com gestão tida como técnica.

MOBILIZAÇÃO
O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (Sindserv) tem agenda de mobilização cheia nesta semana. Na quinta-feira, 30, às 18h, na Urca, tem apresentação aos servidores sobre respostas do Acordo Coletivo 2017/2018 e prestação de contas de 2016. Na sexta-feira, 31, às 13h, também na Urca, o Sindicato debate reformas trabalhista e previdenciária e manifesto contra a terceirização. Logo depois, às 15h, tem passeata pelas principais ruas da área central, em protesto contra as reformas propostas pelo governo federal.

SEM MANIFESTAÇÃO
Ao contrário de algumas cidades da região, em Poços, não houve no fim de semana nenhuma manifestação pública em apoio à Operação Lavajato e contra a corrupção. No entanto, Pouso Alegre e Varginha registraram baixa participação popular.