Pau…tando | 10/05/18

Na coluna Pau…tando, leia o que acontece de mais importante nos bastidores políticos de Poços de Caldas. 


ESCADA
O presidente da Câmara, o vereador Antônio Carlos Pereira (DEM), apresentou requerimento ao Executivo sobre os motivos da interdição de uma escada construída pelo DMAE no pátio da Igreja de São Benedito. Segundo ele, o local teria sido interditado pelo Corpo de Bombeiros. Outro questionamento é sobre o custo do equipamento. O vereador disse que extraoficialmente, tem conhecimento que o gasto chegou a R$ 26 mil.

FALTA DE ÁGUA 1
O mesmo vereador também destacou a questão da falta de água na Zona Leste, que acontece há uma semana. Pereira se disse espantado com a grande quantidade de reclamações nas redes sociais e cobrou providências do DMAE. Ainda durante o decorrer da sessão ordinária, ele solicitou ao líder do Executivo, vereador Álvaro Cagnani (PSDB), que tentasse ligar diretamente no celular do diretor Antônio Roberto Menezes em busca de explicações.

FALTA DE ÁGUA 2
No programa Canal Aberto de ontem, apresentado pelo vereador na TV Poços, Pereira voltou a cobrar providências sobre a situação. O próprio diretor chegou a participar ao vivo do programa e explicou detalhes sobre a atuação do DMAE na resolução do problema, apontando ainda que a bomba de água que quebrou custa cerca de R$ 500 mil e que ela já havia sido comprada em abril, mas houve atraso na entrega.

FALTA DE ÁGUA 3
O caso da falta de água na Zona Leste ainda chama a atenção para uma questão antiga, mas que pode trazer problemas no futuro: a alta concentração de construções na região, que impermeabiliza o solo e aumenta a demanda por água, já que também acontece um aumento populacional que a área não comporta. Vale lembrar que o último Plano Diretor do município aponta que o crescimento deve ser voltado à Zona Oeste.

FALTA DE ÁGUA 4
A falta de água na Zona Leste foi motivo de debate entre os vereadores na sessão ordinária de terça-feira, 8, na Câmara Municipal. Enquanto o vereador Paulo Tadeu (PT) criticou o fato do prefeito Sérgio Azevedo (PSDB) estar no Maracanã assistindo jogo do Flamengo ao invés de estar na cidade dando suporte ao DMAE, o que seria uma falta de Sensibilidade política por parte do chefe do Executivo, o vereador Lucas Arruda (PSDB) lembrou que um diretor do DMAE não residia em Poços, ficando por aqui apenas de dois a três dias por semana, ou seja, mesmo não estando presente na maior parte da semana, ele seguiu no cargo.

OSSÁRIO 1
Após o secretário de Serviços Públicos, Thiago Biagioni, se posicionar sobre a questão do Ossário do Cemitério da Saudade, a direção do local também divulgou uma nota a respeito de uma foto que repercutiu nas redes sociais. “No momento em que tiraram a foto, funcionários do Cemitério estavam localizando uma ossada de 2012, cuja família adquiriu um espaço em cemitério particular. No Ossário, ficam restos mortais de pessoas sepultadas no Carneirão, lugar destinado às pessoas que não
tem jazigo. De acordo com a lei, o corpo deverá permanecer no Carneirão por no mínimo três anos. Após esse tempo os restos mortais são armazenados em sacos, devidamente identificados e levados ao ossário para assim liberar vaga”, diz a nota.

OSSÁRIO 2
Segundo a direção do Cemitério da Saudade, a prática é realizada há anos, “o que demonstra mais uma vez a intenção de terceiros de prejudicar os trabalhos prestados pela administração pública”.

A PRAÇA É NOSSA
Pau...tando - Jornal da CidadeA foto que repercutiu na terça-feira, 8, nas redes sociais foi a de uma pessoa nua tomando banho no fontanário de água sulfurosa na praça dos Macacos. Inicialmente, algumas pessoas chegaram a apontar que a foto era antiga, já que teria ocorrido em outra ocasião, mas segundo a pessoas que fez a imagem, o registro foi feito às 6h30 de segunda-feira, 7. O fato em questão vai muito além de um homem totalmente nu em plena praça pública: gera questionamento sobre o funcionamento do sistema de promoção social, já que mesmo com a estrutura oferecida pelo município através de casas de passagem, por exemplo, existe o desafio de como abordar as pessoas considerando o direito de ir e vir previsto na Constituição.

HOSPEDAGEM
Um local que passou a receber andarilhos e mendigos é a rua Itabira, atrás da Caldense. Para ficarem protegidos, os novos “hóspedes” se abrigam embaixo de uma árvore, junto ao muro da parte traseira do clube. Há alguns anos, a lateral da sede social do clube também passou a servir de abrigo para andarilhos, fazendo com que o clube tomasse a medida extrema de colocar tapumes nas laterais para afastá-los.