Pau…tando | 06/04/18

Leia o que acontece de mais importante nos bastidores políticos de Poços de Caldas

BOTA FORA 1
Carlos Mosconi (PSDB) se despediu ontem do cargo de secretário municipal de Saúde. Ele precisou se descompatibilizar da função para poder se candidatar a deputado federal. O decreto com a exoneração será publicada hoje no diário oficial. O “bota-fora” aconteceu na Secretaria Municipal de Saúde, onde atuou por um ano e quatro meses. O clima foi de comoção por parte de servidores e do próprio Mosconi.

BOTA FORA 2
Na coletiva de imprensa realizada ontem à tarde na Prefeitura, quando foi formalizada a sua saída, além do anúncio de contrapartidas da PUC ao município por conta da implantação do curso de Medicina, o prefeito Sérgio Azevedo (PSDB) rasgou elogios a Mosconi, considerado por ele como “o melhor secretário de Saúde que Poços de Caldas já teve”.

COLETIVA
A coletiva de imprensa acabou sendo um grande ato político, já que contou com a presença de diversos verea-dores, representantes de setores da saúde e da PUC. Após anunciar as contrapartidas da PUC ao município e destacar a gestão compartilhada da Santa Casa entre a Prefeitura e a Irmandade do hospital, Sérgio disse que a coletiva foi a mais importante de seu mandato até o momento.

ATO POLÍTICO
A coletiva de imprensa acabou sendo um grande ato político, já que contou com a presença de diversos vereadores, secretários municipais, representantes de setores da saúde e da PUC. Por coincidência, não havia representantes do Grupo DME, ainda que a empresa pública tenha sido citada pelo prefeito pelo fato de que serão usados recursos dela para quitar débitos da Santa Casa.

BALANÇO
O superintendente interino da Santa Casa, Azer Zenun, fez um rápido pa-norama sobre a situação da Santa Casa a partir de janeiro deste ano, quando assumiu a função. Segundo ele, a Santa Casa tem dívidas de R$ 8,8 milhões e ainda R$ 12,8 milhões a vencer. No entanto, afirmou que os números não são oficiais, pois ainda serão respaldados por uma auditoria.

OTIMISMO
Enquanto o prefeito estima que a Santa Casa deveria ter sua saúde financeira resolvida até o fim de seu mandato, Azer Zenun foi mais otimista ainda e disse que com as medidas a serem tomadas, antes do fim deste ano a situação deverá se estabilizar.

VEÍCULOS
Levantamento feito pela EPTV junto ao Detran-MG aponta que Poços de Caldas atingiu a marca de 105 mil veículos em circulação, com 21 mil a mais que segunda colocada, que é Pouso Alegre, que aparece com 84 mil veículos. Varginha vem a seguir, com 78 mil veículos. Á título de comparação, vale ressaltar que em 2005, Poços tinha 35 mil veículos. Diante de tais
números, torna-se ainda mais urgente a implantação do Plano de Mobilidade Urbana, que será desenvolvido em parceria com a Universidade Federal de Itajubá (Unifei).

DE SAÍDA
Com a nova lei das estatais prevê que integrantes de conselhos de administração precisam ter expertise para desempenhar as funções, a atual gestão municipal terá mais uma dor de cabeça pela frente caso tenha que acomodar em cargos comissionados os conselheiros do Grupo DME que terão que deixar os cargos.