Pau…tando | 04/03/18

Leia o que acontece de mais importante nos bastidores políticos de Poços de Caldas

COMISSÃO PARITÁRIA
Foi apresentado na sessão ordinária de terça-feira, 27, na Câmara Municipal, um pedido de informações sobre a nota conjunta referente a criação de uma Comissão Paritária para apurar a situação da Santa Casa de Poços de Caldas, de autoria dos vereadores Ciça Opípari (PT) e Paulo Tadeu (PT). Durante explanação, o vereador considerou que a criação de uma comissão paritária com representantes do Executivo e da Irmandade da Santa Casa não tem base legal na legislação vigente e configura-se como uma “balbúrdia jurídica”, já que dá caráter deliberativo para atuar em uma instituição particular.

FEDERASSANTAS
Ainda sobre o caso, vale destacar que representantes da Federassantas e de instituições filantrópicas de Belo Horizonte se reuniram na terça-feira, no Hospital Sofia Feldman, para discutir a legalidade de uma suposta intervenção da Prefeitura na maternidade beneficente. Durante o encontro, a presidente da Federassantas, Kátia Rocha, alertou que o caso do hospital pode abrir precedentes para que o mesmo aconteça em outras instituições filantrópicas da capital e do Estado, mesmo naquelas que não são 100% SUS. No entendimento da presidente, não há respaldo legal para essa medida, devido à previsão constitucional de não interferências do poder público em associações e/ou fundações de direito privado.

BARRAGEM
O jornal “Estado de Minas” divulgou reportagem na terça-feira, 27, sobre a preocupação de moradores de Congonhas e autoridades com a estabilidade da Barragem Casa de Pedra, da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), relatado que três meses e meio após denúncia do próprio veículo, poucas providências foram tomadas. Segundo o jornal, de ação concreta, por enquanto, apenas a transferência de um capitão do Corpo de Bombeiros, que declarou sua preocupação com a segurança da barragem. O jornal relata que a corporação não confirma, “mas fontes que acompanham o caso dão conta de que a motivação para o oficial ter sido transferido para Poços, foi o seu posicionamento em relação à situação da represa de rejeitos”.

KENNEDY
O vereador Paulo Tadeu questiona o prefeito Sérgio Azevedo (PSDB) sobre o projeto de intervenções anunciado por ele no dia 6 de fevereiro, para o Jardim Kennedy, por conta das enchentes no local. Após um mês do anúncio, o vereador diz que a situação que se mantêm praticamente a mesma e ainda não se sabe mais informações sobre o conteúdo do projeto.