Sobre os parklets ou minipraças

A arquiteta Lizia Santucci comenta sobre o conceito de parklet

A arquiteta Lizia Santucci comenta sobre o conceito de parklets, que surgiu nos Estados Unidos. Detalhe: em Poços de Caldas já tem!

Os primeiros parklets surgiram nos Estados Unidos, mais precisamente em São Francisco em 2005. A intenção era criar miniparques temporários, promovendo uma nova forma de se pensar e projetar os espaços públicos, priorizando as pessoas.

Em 2010 a implantação dessas estruturas foi regulamentada, e no ano seguinte já havia mais de 50 parklets instalados em São Francisco. Mas o que são os parklets?

O conceito é bastante simples: os parklets são espaços que antes eram destinados a vagas de estacionamento de automóveis e que são convertidos em áreas de convivência e lazer para promover formas alternativas de como usar o espaço público.

No Brasil, a primeira cidade a ter sua minipraça, em 2013, foi São Paulo. Sendo também a primeira da América Latina. Em abril de 2014 entra em vigor a regulamentação de implantação de parklets em São Paulo.

Desde então, a capital já conta com 126 parklets instalados, sendo 94 privados e 32 públicos. O objetivo dos parklets é estimular o bom uso do espaço público. O local é uma extensão da calçada e é acessível a todos que frequentam a região em que a minipraça está instalada.

A construção é simples e rápida, e o seu baixo custo de instalação e manutenção faz com que os parklets se tornem uma solução eficaz para áreas carentes de espaços de convivência na vida urbana.

Os parklets têm diversos usos e diferentes tipos de equipamentos: bancos e mesas para refeição ao ar livre; local para estacionar bicicletas; espaço para troca de livros; vasos com plantas e pequenas hortas a disposição de quem passar por ali; espaços destinados a receber pets. Além disso, as minipraças podem ajudar no desenvolvimento econômico do local!

E em Poços de Caldas já temos um parklet! Localizado na rua Rio Grande do Sul, o parklet foi inaugurado em 2016. O espaço possui mesas e bancos e é um convite para uma pausa no dia-a-dia. Criado pelo coletivo Trama – Ação Urbana, esse é o segundo parklet na cidade. O primeiro foi instalado na rua Rio de Janeiro. Assim, a prefeitura da cidade publicou em 2015 o decreto n° 11.636 em que “regulamenta a instalação e o uso de extensão temporária de passeio público denominada “Parklet””.

Eles ocupam um pequeno espaço no contexto urbano, mas os parklets, sem dúvida, dão vida à cidade! E tornam a caminhada, o passeio muito mais convidativo para pequenas pausas, contribuindo para a convivência entre as pessoas e melhorando sua a qualidade de vida!

* Lizia Santucci é arquiteta e designer de interiores do Escritório Oca Arquitetura (rua Corrêa Netto, 874, Centro). E-mail: ls_arquitetura@hotmail.com