Padre é excomungado por criar igreja dissidente

Diocese de Guaxupé divulgou nota oficial confirmando o cisma entre o religioso e a Igreja Católica

O padre Ronaldo Robster de Mello foi oficialmente excomungado pela Igreja Católica, através de nota oficial divulgada pela Diocese de Guaxupé e assinada pelo bispo diocesano, Dom José Lanza Netto.

O chanceler do Bispado, Padre Claiton Ramos, também assinou o documento. O motivo da excomunhão foi o fato de Padre Ronaldo ter criado a “Igreja Católica Apostólica da Fé”, em Machado (MG), “conforme documentos que comprovam sua criação e fundação”. Segundo a Diocese, a atitude do Padre Ronaldo fica caracterizada como “cisma” (separação por completo da Igreja Católica Apostólica Romana).

De acordo com a nota oficial, quando ocorre tal atitude “por parte do presbítero, dá-se automaticamente a Excomunhão Latae Sententiae”. O bispo afirmou que diante da situação, apenas oficializou “de maneira pública o ocorrido”. O bispo diz ainda que os católicos “não podem e não devem” participar de qualquer culto e/ou receber sacramentos realizados em tal igreja, e, sim, “permanecer numa atitude de fé e fidelidade em nossas comunidades paroquiais”.

Antes de ser transferido para Machado, Padre Ronaldo atuou por muitos anos como pároco da Paróquia de Nossa Senhora Aparecida, na Zona Leste de Poços. Leia na íntegra a nota oficial no site da Diocese de Guaxupé

O QUE DIZ O PADRE RONALDO
Através do Facebook, o Padre Ronaldo respondeu à excomunhão da Diocese de Guaxupé. “É com muita tristeza que constatamos que os púlpitos de igrejas ao invés de serem usados para a propagação do Evangelho que é Amor, Misericórdia e Respeito, vêm sendo usados para tentar derrubar irmãos em Cristo. É o que estamos vivenciando nos últimos dias”, disse.

Segundo ele, que se identifica como diretor espiritual da Igreja Católica Apostólica da Fé – Santuário Nossa Senhora da Rosa Mística, em 12 de maio deste ano escreveu carta ao bispo diocesano, pedindo o seu “total desligamento da instituição”, ou seja, ele informou que não estava mais em comunhão com a Igreja Católica.

“É de se assustar, mas a partir de tal data, a família do Padre Ronaldo Melo, passou a ser vigiada constantemente, inclusive seus pais ao saírem de casa se deparavam com carros cujas placas são da cidade de Guaxupé. Nos causa muita estranheza o que está sendo dito em relação a ex-comunhão. Em primeiro lugar vamos refletir um pouco sobre a palavra. Quer dizer: você não comunga mais de ideias e atitudes do passado. A própria palavra diz: ex, assim como existe ex-namorado, ex-noivo, ex-emprego, etc. Apesar de todos os esforços para um diálogo, é lamentável que as coisas tenham chegado a esse nível, pois todos nós sabemos que outros padres foram e estão sendo perseguidos vorazmente. Nós, da ICAF, esperamos em Deus que as perseguições cessem, pois nossa finalidade é pregar o Evangelho e edificar as famílias. Jamais iremos usar os microfones da nossa Igreja para tentar derrubar um sacerdote, um pastor ou um bispo”, completou.