Secretaria se posiciona sobre polêmica com paciente oncológico

Secretaria deu explicações sobre atendimento a Daniel Paixão

A Secretaria Municipal de Saúde divulgou uma nota oficial sobre a polêmica envolvendo Daniel Paixão, um paciente oncológico que está com dificuldades para fazer o tratamento.

O caso chegou a esta Secretaria de Saúde, por meio do setor de Tratamento Fora de Domicílio (TFD), encaminhado pelo cirurgião Reinaldo Zero, no dia 2 de junho passado.

“No relatório médico, o cirurgião descreve que o o paciente foi admitido pela Santa Casa de Poços, no serviço de oncologia, no dia 12 de agosto de 2016, portador de neoplasia maligna, sendo submetido a sessões de radioterapia e a cirurgia pelveglossemandibulectomia (retirada de tumor da mandíbula). No pós-operatório apresentou perda do retalho enxertado com necrose tecidual e exposição de placa de mandíbula. O relatório médico informa ainda que o paciente precisava de tratamento especializado em microcirurgia para nova abordagem com urgência”, relata a SMS.

TFD
Segundo a Secretaria de Saúde, a família não aceitou a indicação da Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon), solicitando da Secretaria nova consulta em outro serviço de oncologia.

A Secretaria de Saúde e a Justiça indicaram o Serviço de Oncologia de Passos, para onde paciente e acompanhante foram encaminhados, levados pelo TFD. “Foi marcada consulta para avaliação do paciente, no dia 13 de julho, às 11h, no Hospital Regional do Câncer de Passos. No dia 17 de julho, a Santa Casa de Passos encaminhou relatório médico à Secretaria de Saúde de Poços.

No documento, a equipe médica de Passos descartou qualquer cirurgia com intuito curativo, indicando quimioterapia paliativa para melhora da qualidade de vida e cuidados clínicos gerais e de suporte. Assim, o paciente voltou a ser atendido em Poços”, diz a nota.

Na Unacon, Daniel Paixão passou por tratamento de quimioterapia, nos dias 24 de julho e 14 de agosto. A SMS informou que o paciente tem retorno agendado para hoje, 12, às 8h. A irmã do paciente, Silvana Paixão, esteve na Secretaria Municipal de Saúde, solicitando o envio dos documentos referentes ao caso de Daniel Paixão, ao Hospital do Câncer de Barretos.

A SMS disse que atendeu ao pedido, fazendo o envio dos documentos via e-mail, no dia 17 de agosto, e informou ainda que não há nenhum pedido de ressonância magnética ou de qualquer outro exame para este paciente, aguardando liberação ou marcação. Por fim, a SMS garantiu que em nenhum momento se negou a prestar atendimento ao paciente oncológico e que “tem feito o possível em relação a esse caso”.

REDES SOCIAIS
Nas redes sociais, uma campanha buscava arrecadar R$ 600 para uma ressonância prevista para ser realizada ontem, 11.