Morre o radialista Orlando Gaiga

Tio Orlando, como era conhecido, lutava contra um câncer no pâncreas

Morreu na manhã desta terça-feira, 14, o radialista Orlando Gaiga, aos 84 anos. Ele estava internado no Hospital Unimed, em Poços de Caldas, onde lutava contra um câncer no pâncreas, descoberto recentemente. Orlando era viúvo e não deixou filhos.

Natural de Poços de Caldas, Orlando Gaiga, chamado carinhosamente pelos amigos de “Tio Orlando”, era um apaixonado pela radiofonia e pelo futebol. Filho de Benigno Gaiga, um dos pioneiros do teatro em Poços de Caldas, Orlando trabalhou com o pai, sendo o responsável pela sonoplastia e iluminação dos trabalhos do Grupo de Teatro Benigno Gaiga.

Atualmente, apresentava na Rádio Cultura, aos sábados de manhã, o programa “Música e Esporte”, ao lado do radialista Pedro Bertozzi. O programa existe há 47 anos e ao longo dos anos foi apresentado ao lado de Lázaro Walter Alvisi, o “Lólo”, também já falecido.

A carreira radiofônica começou na Casa Rádio, como técnico de rádio. Depois, em 1964, foi para a Rádio Difusora, para realizar a montagem dos transmissores da emissora. Em 1967, migrou para a Rádio Cultura, onde atuou até se aposentar. Depois, após a aposentadoria, voltou a atuar na emissora.

Na Rádio Cultura, atuou tanto na área de publicidade quanto na esportiva. Orlando fez parte do “Scratch de Ouro” da Rádio Cultura nos anos 1970, junto a nomes como Lázaro Walter Alvisi, Eduardo Paiva, Marcelo Luiz Benedetti, Francisco Antônio Brandão Risola e Toninho Couto. Também atuou no “Scratch da Folia”, convocado por ocasião do Carnaval.

Na década de 1990, na gestão do ex-prefeito Luiz Antônio Batista, atuou na Rádio Libertas, emissora oficial do município, como técnico de rádio.

Em 1974, o ponto alto da carreira esportiva, com a entrevista realizada no Hotel Floresta, ao lado dos colegas “Lólo” e Francisco Antônio Brandão Risola, com Pelé, do Santos, que veio a Poços para uma partida contra a Caldense.

No clube alvi-verde, Orlando Gaiga foi tesoureiro, conselheiro e técnico e diretor de futsal. Em dezembro de 2016, Tio Orlando recebeu o Diploma de Mérito Profissional pela Câmara Municipal. O corpo está sendo velado no Velório Municipal e o sepultamento está marcado para às 16h30 desta terça-feira, no Cemitério da Saudade.