Aos 79 anos, morre o ex-prefeito Sebastião Navarro Vieira Filho

Navarro estava internado para tratar um tumor no pâncreas

Morreu na madrugada deste sábado, 23, o ex-prefeito de Poços de Caldas, ex-deputado estadual e ex-deputado federal Sebastião Navarro Vieira Filho (DEM), 79. Navarro estava internado em Campinas (SP), para a retirada de um tumor no pâncreas.

No sábado passado, 16, ele foi submetido a uma cirurgia delicada. Mesmo internado alguns dias na UTI, aparentemente, Navarro apresentava melhoras no seu quadro clínico. Na quarta-feira, 20, Navarro saiu da UTI e foi para o quarto.

continua depois da publicidade

O corpo será trasladado para Poços de Caldas e o velório ocorrerá no Velório Municipal. O sepultamento está marcado para domingo, 24, no Cemitério da Saudade, às 16h. O município decretou luto oficial de três dias.

QUEM É QUEM
Natural de Botelhos (MG) e formado em Odontologia, Navarro Filho nasceu em 30 de setembro de 1937 e entrou na política seguindo os passos do seu pai, Sebastião Navarro Vieira.

O primeiro cargo ocupado por Navarro foi o de deputado federal, pela Arena (Aliança Renovadora Nacional), na qual exerceu dois mandatos, entre 1979 e 1987, vivenciando ainda o período da ditadura militar e a redemocratização do país.

Totalmente vocacionado para a política e líder nato, Navarro ajudou a fundar o PDS (Partido Democrático Social), mas insatisfeito com os rumos do partido, atuou firmemente na dissidência que fundou o PFL (Partido da Frente Liberal), que atualmente, é o Democratas (DEM).

continua depois da publicidade

Nos últimos 40 anos, Navarro teve papel fundamental na política poços-caldense, ao se posicionar como o grande líder da direita, aglutinando ao seu redor as principais forças conservadoras, unidas sempre contra adversários do campo progressista, formado por partidos e políticos de centro-esquerda. Pejorativamente, era chamado de “coronel”, tanto por aliados, quanto por adversários, por conta do poder econômico e político que detinha.

Em 1985, Navarro editou o livro “Soltando as amarras”, com discursos, artigos, debates, documentos, manifestos e notícias sobre o pensamento e as posições políticas enquanto deputado. O título do livro virou expressão na política poços-caldense para indicar o rompimento ou distanciamento entre políticos ou instituições.

Após deixar a Câmara dos Deputados, Navarro disputou e venceu a eleição municipal para prefeito de Poços de Caldas, apoiado pelas principais forças conservadoras da cidade, permanecendo no cargo entre 1989 e 1992.

A gestão foi marcada por obras como o Terminal de Linhas Urbanas e o início da duplicação da avenida Wenceslau Braz. Navarro ainda criou o Programa Municipal de Habitação e implantou cursos profissionalizantes de pequena duração para os jovens. A sua gestão ainda ficou marcada pelo programa “Analfabetismo Zero”, que reduziu drasticamente o analfabetismo na cidade.

continua depois da publicidade

Respaldado pela gestão como prefeito, Navarro se elegeu deputado estadual pela primeira vez, onde permaneceu por três mandatos, entre 1995 e 2005.

O segundo mandato como prefeito ocorreu de 2005 a 2008, quando protagonizou uma das disputas mais acirradas da história da política de Poços, vencendo o então prefeito Paulo Tadeu (PT) por uma diferença de pouco mais de 600 votos.

Durante estes quatro anos, Navarro foi responsável por diversas obras, como a Trincheira Tancredo Neves, o início do asfaltamento da estrada Poços-Palmeiral e a duplicação da avenida Alcoa. Além disso, ainda levou para a cidade o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e o Restaurante Popular.

Depois do segundo mandato como prefeito, Navarro chegou a anunciar o encerramento da carreira política. Mas ainda exerceu os cargos, no governo estadual, de presidente da Companhia de Habitação de Minas Gerais (Cohab/MG), de 2009 a 2010, e de Secretário de Estado de Desenvolvimento Regional e Política Urbana (Sedru), em 2010.