Incêndio criminoso destrói Casa de Chá do Recanto Japonês

Pelo levantamento preliminar, trata-se de vandalismo

Na manhã de hoje, 28, quando os funcionários do Recanto Japonês, em Poços de Caldas, chegaram ao local para o expediente do dia, encontraram a Casa de Chá ainda em chamas, mas já praticamente destruída.

Eles acionaram a Guarda Municipal que, por sua vez, acionou o Corpo de Bombeiros e a Polícia Civil. A perícia já esteve no local e o inquérito foi instaurado, com prazo de 30 dias para a conclusão.

Pelo levantamento preliminar, trata-se de incêndio criminoso. O fogo foi colocado dentro da Casa de Chá e a hipótese de curto-circuito já foi descartada porque não há fornecimento de energia elétrica no local.

O Recanto Japonês é fechado, mas há trilhas pela mata que dão acesso ao local. O patrulhamento é feito pela GM, alternadamente com outros próprios públicos. O local do incêndio foi isolado, mas o ponto turístico continua aberto à visitação, em horário normal.

Este é o segundo incêndio provocado em prédios públicos em pouco mais de um mês. O primeiro foi no Complexo Santa Cruz. Por conta das especificidades das ocorrências, em curto espaço tempo, a Secretaria Municipal de Defesa Social alerta que vai reforçar a segurança durante a noite neste período, para tentar coibir novas ações criminosas.

A Prefeitura repudiou as ações de vandalismo e aguarda que os criminosos sejam punidos por este atentado contra o patrimônio público e a cultura japonesa.

Nesta segunda-feira, 29, o prefeito Eloísio do Carmo Lourenço (PT) estará em reunião com o Clube Nikkey de Poços de Caldas, às 10h, para definir o cronograma de reconstrução da Casa de Chá, importante patrimônio do município.