Igreja Universal é multada por interditar rua sem autorização

Prefeitura disse que não autorizou interdição total de trecho da rua Assis Figueiredo

A inauguração de um templo da Igreja Univesal do Reino de Deus (IURD), na rua Assis Figueiredo, na área central de Poços de Caldas, prevista para acontecer nesta sexta-feira, 21, rendeu grande polêmica.

Logo pela manhã, moradores do entorno e motoristas foram supreendidos com o fechamento de trecho da rua Assis Figueiredo entre os quarteirões das ruas Rio de Janeiro e Prefeito Chagas. Em frente ao templo da IURD, foram colocadas cadeiras e um telão, bem no meio da rua.

O fato rapidamente ganhou as redes sociais e muitas reclamações foram feitas por conta do fechamento da rua, já que havia a suspeita de não havia autorização para tal procedimento.

O secretário de Defesa Social, Marcos Tadeu Sala Sansão (PSDB) foi até o local e chegou a ser abordado por moradores indignados com a situação. Segundo ele, foi solicitado apenas apoio para controlar o trânsito com base na grande expectativa de público. Sansão disse que em nenhum momento a IURD mencionou que montaria a estrutura na rua.

Diante da situação, os organizadores mudaram a disposição das cadeiras e passaram a utilizar meia pista para acomodar o evento, com os veículos podendo voltar a passar pelo trecho até então interditado. O evento foi realizado na parte externa do templo, mesmo com a chuva que começou a cair quase no momento da inauguração.

NOTA OFICIAL
A Prefeitura divulgou nota oficial sobre o assunto e informou que “que em nenhum momento foi autorizado o fechamento da rua Assis Figueiredo para o evento que acontece no dia de hoje entre as ruas Prefeito Chagas e Rio de Janeiro”.

Segundo a nota oficial, o apoio para o trânsito foi efetuado conforme solicitado para meia pista e somente durante a realização do evento, devido à informação da mobilização de um grande número de pessoas.

“Por ter feito o uso total da via de forma arbitrária, a Secretaria de Defesa Social tomou as devidas providências rapidamente liberando o fluxo e a fiscalização da Secretaria de Serviços Públicos autuou os responsáveis pelo evento com aplicação de multa”, completa a nota. A Prefeitura informou que na segunda-feira, 24, a Secretaria de Serviços Públicos irá expedir a multa e após a aplicação, com base nas irregularidades verificadas, será divulgado o valor.