Mais da metade das granjas de Minas já se registraram no IMA

Das restantes 35%, a maior parte assinou com o IMA o termo de compromisso

O Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) contabilizou até a primeira quinzena deste mês um total de 1.253 granjas registradas junto ao Instituto, de um total de 1.904 destes estabelecimentos que estão ativos no Estado.

Das restantes 35%, a maior parte assinou com o IMA o termo de compromisso pelo qual terão o prazo de um ano para regularizar a sua situação. O registro está previsto na Portaria 1555 de autoria do IMA e publicada em 15 de dezembro de 2015 no Diário Oficial do Estado.

A portaria estabelece a obrigatoriedade do registro, junto ao Instituto, das granjas de frango e peru de corte e de galinha de postura, além dos  estabelecimentos de criação de outras aves como codorna e faisão, destinadas à produção de carne e ovos para consumo humano.

A médica veterinária e responsável pelo Programa Estadual de Sanidade Avícola do IMA, Izabella Hergot, explica que a portaria e o registro implicam, na prática, na adoção pelas granjas de medidas de biosseguridade de prevenção à influenza aviária, ou gripe do frango.

O Brasil não tem registro da doença mas está em alerta pois o vírus já foi registrado em granjas norte-americanas e há o risco de chegar ao país pelo processo de migração de aves contaminadas e pelo trânsito de pessoas procedentes de países onde há casos da doença.

Hergot lembra que o IMA elaborou e disponibiliza gratuitamente no seu site uma cartilha com o passo a passo para a adoção dessas medidas preventivas.

Participaram da elaboração do plano cerca de 30 médicos veterinários do IMA com atuação em regiões consideradas polos de produção avícola no estado, além de representantes do Mapa.