Fonte do Leãozinho será revitalizada

Logradouro turístico ao lado das Thermas passará por melhorias

Mais conhecido como Fonte do Leãozinho, o logradouro turístico Fontanário Pedro Botelho, instalado junto ao histórico prédio que abriga a Thermas Antonio Carlos, em Poços de Caldas, irá passar por intervenções.

A Secretaria Municipal de Turismo e o Departamento de Patrimônio Construído, da Seplan, estão à frente dos trabalhos. O atrativo turístico é composto do chafariz, em formato de cabeça de leão, que jorra água mineral, e dois abrigos, um que comporta fontes de água sulfurosa, e outro que protege a entrada para a nascente de água sulfurosa que abastece o balneário.

A intervenção irá se iniciar pelos abrigos. As esquadrias já foram confeccionadas pela marcenaria da Prefeitura e os vidros estão em processo de compra pela administração municipal. Já o chafariz, deteriorado pela ação do tempo e por atos de vandalismo, será restaurado.

PRESERVAÇÃO
Por solicitação do município, técnicos do Patrimônio Histórico estão estudando a melhor forma de preservar o leãozinho. Duas formas estão sendo estudadas. A primeira, seria restaurar a peça e expô-la no Museu da cidade, ficando no lugar uma réplica; a segunda sugestão é restaurar o leãozinho e retorná-lo ao seu local de origem.

Enquanto permanece o processo de recuperação do logradouro turístico, o DMAE instalou uma fonte de água potável para ser utilizada pelos frequentadores do local. A fonte do Leãozinho é utilizada, aos finais de semana, para os bailes e sedia, ocasionalmente, outros eventos culturais.

MEMÓRIA HISTÓRICA
A Fonte Pedro Botelho/Fonte do Leãozinho, é um bem cultural e natural tombado pelo município. Faz parte do patrimônio do Complexo Hidrotermal de Poços. As águas que brotam nesta fonte são de natureza alcalina, bicarbonatada, sulfetada e hipertermal. A temperatura é de 45ºC, entre as fontes de água sulfurosa quente é a de temperatura mais elevada.

Segundo o médico Pedro Sanches de Lemos, é crença popular que a caldeira de “Pedro Botelho”, um dos nomes do diabo, é a mais quente do inferno. Dessa superstição originou-se o nome da primeira fonte do grupo. No mesmo local encontram-se as nascentes Chiquinha e a Mariquinhas.

O local é conhecido popularmente como Fonte do Leãozinho, nome sugerido pelo chafariz em forma de leão, esculpido em mármore. O logradouro estaca-se não apenas pelo aspecto arquitetônico-paisagístico, mas também por sua importância como nascente abastecedora do balneário Thermas e da piscina do Palace Hotel.