Estado e Estrella Galicia assinarão protocolo de intenções

Termo visa a instalação de unidade da cervejaria em Poços de Caldas,

A cervejaria espanhola Estrella Galicia vão assinar protocolo de intenções com o governo do Estado para instalação de sua unidade em Poços de Caldas, nesta quinta-feira, 13, em Belo Horizonte. É aguardada a vinda de diretores espanhóis da cervejaria.

NEGOCIAÇÕES
As negociações para instalação da cervejaria no Distrito Industrial do município tiveram início em 2015, ainda na gestão do ex-prefeito Eloísio do Carmo Lourenço (PT), e ficaram a cargo do secretário de Desenvolvimento Econômico e Trabalho à época, Rodrigo Reis (PT), sendo posteriormente assumidas pelo secretário John Gustavo de Freitas e equipe.

As primeiras reuniões com o Instituto de Desenvolvimento Integrado de Minas Gerais (INDI) foram realizadas ainda em 2015. Nos dois últimos anos, o município se organizou para cumprir as exigências da empresa, trabalho que foi facilitado pela efetivação do Distrito Industrial.

Agora, o processo de negociação será formalizado, por meio da assinatura do protocolo de intenções. De 2013 a 2016, o município retomou o desenvolvimento industrial, efetivou o DI e inaugurou duas multinacionais (ThyssenKrupp e Danone), mesmo com o cenário de crise econômica do país. As negociações para a instalação da Estrella Galicia em Poços envolvem a Prefeitura e o Governo do Estado.

Além da geração de empregos diretos e indiretos, a nova fábrica vai ampliar a arrecadação de impostos no município. A unidade deve ocupar três lotes no DI, totalizando 100 mil m2, com a geração inicial de 80 empregos diretos. Neste momento, não houve investimento de recursos municipais, já que toda a infraestrutura necessária para viabilizar a negociação foi realizada na administração anterior.

Lideranças políticas locais já estão sendo contatadas para a solenidade desta quinta-feira. Recentemente, o prefeito Sérgio Azevedo (PSDB) esteve na Espanha para manter novos contatos com a diretoria da empresa.

ESTRELLA GALICIA
Com uma produção de mais de 130 milhões de litros de cerveja ao ano, a Estrella Galicia vem se posicionando de maneira sólida no mercado espanhol e está avançando rapidamente em países como Austrália, China, Rússia, Estados Unidos, Brasil, entre outros.

O Brasil converteu-se na terceira potência mundial no consumo de cerveja e a Estrella Galicia aspira se converter num referencial quanto à tradição, paixão e respeito pela cerveja, assim como na Espanha.