Após dano ambiental, DMAE monitora abastecimento de água

Empresa é reincidente em vazamento de materiais na represa Saturnino de Brito

O estouro de um tanque de 25 toneladas da Lorenzetti, localizada próxima a Represa Sa-turnino de Brito, na Zona Sul de Poços de Caldas, provocou dano ambiental e alerta no sistema de abastecimento da Estação de Tratamento de Água-ETA 1.

Após conhecimento do acidente, servidores do DMAE que atuam no Laboratório foram imediatamente até o local para avaliar qual tipo de material teria sido despejado nos rios, avisando também as autoridades e instituições ligadas ao meio ambiente do município e do Estado.

A preocupação era que o fato viesse a comprometer a qualidade da água da represa Saturnino de Brito, local de captação da ETA 1 e gerasse a paralisação daquela Estação, interrompendo o abastecimento dos bairros localizados na região Leste da cidade.

“O mais importante nestes casos é assegurar, por meio de análises químicas que a água não foi contaminada, buscando preservar a saúde da população. Para isto, necessitamos esgotar todas as possibilidades, o que nos deixou em sinal de alerta o dia todo. Continuamos monitorando a situação, mas em princípio não haverá a paralisação do abastecimento de água, já que a ETA 1 está operando normalmente” ressaltou o diretor do DMAE, Antônio Roberto Menezes.

REINCIDÊNCIA
A Polícia Militar do Meio Ambiente, Vigilância Sanitária e Polícia Civil foram acionados para apurar o caso, tratado como crime ambiental. A Lorenzetti já foi notificada sobre a situação.

A grande preocupação no momento é evitar que a Estação de Tratamento de Água I (ETA I) seja comprometida, o que pode colocar em risco o abastecimento na Zona Leste da cidade e partes do Centro.

Inicialmente, o DMAE disse que o abastecimento não será afetado. O delegado Fábio Ribeiro Faria Ferreira relatou que esta é a segunda vez que ocorre o vazamento de argila no local. A represa tem capacidade de armazenamento de 246. 680 metros cúbicos de água.