Estratégias da cultura digital são apresentada à Câmara

Ao todo, são 44 membros que participam ativamente da nova política pública implantada no município

O vereador Tiago Cavelagna (DEM) se reuniu, na última semana, com o representante da Câmara Setorial de Cultura Digital, que está ligada ao Conselho Municipal de Política Cultural, Luiz Henrique Lima Veronesi. Na oportunidade, o parlamentar recebeu uma cópia da proposta apresentada pelo setor ao conselho com todas as estratégias da esfera digital para os próximos anos. O documento fará parte, juntamente com as propostas das demais câmaras, da efetivação do Sistema Municipal de Cultura. O Conselho de Política Cultural foi empossado em junho desse ano.

MEMBROS
Ao todo são 44 membros, entre titulares e suplentes, que participam ativamente da nova política de cultura implantada no município com a criação da Secretaria Municipal de Cultura e do Sistema Municipal de Cultura. Os membros representam as diversas manifestações culturais do município e têm a atribuição de fornecer subsídios para a definição de políticas, diretrizes e estratégias dos segmentos culturais existentes. Veronesi falou do trabalho que vem sendo desenvolvido dentro das diversas câmaras e da importância da discussão do tema cultura digital.

“Estamos produzindo um material para que seja formatado e integre, juntamente com o material das outras câmaras, o plano do Sistema Municipal de Cultura de Poços. Na parte de cultura digital, reforçamos a ideia de que todas as plataformas digitais atuais e a Internet são fundamentais para a divulgação de todo o conteúdo artístico da cidade. Entendemos a cultura digital como uma espécie de agregadora de todas as outras câmaras, dentre elas a dança, música, teatro e literatura. Nossa intenção é desenvolver todas as necessidades digitais que esses segmentos possam ter”, explicou.

ESTRATÉGIAS
Sobre o conteúdo da proposta já apresentada ao Conselho de Política Cultural e agora à Câmara de Vereadores, Veronesi pontuou as estratégias da câmara de cultura digital a curto, médio e longo prazos. Destaque para o estímulo à leitura crítica das mídias digitais, fortalecimento dos movimentos culturais, garantia do acesso público e gratuito à Internet banda larga, ampliação dos espaços virtuais e inserção da cultura digital no acesso a recursos municipais. A qualidade da Internet, segundo o membro titular da Câmara de Cultura Digital, foi um dos principais assuntos debatidos durante a apresentação da proposta ao conselho.

“Fizemos a apresentação desse plano no mês passado e ele foi bem aceito. Falamos muito sobre a questão da Internet em Poços, um ponto que deve ser debatido nas políticas públicas do município. Não é possível que uma cidade do porte de Poços tenha uma qualidade tão ruim como a que é apresentada pelas empresas privadas. A cidade perde muito com isso”, afirmou. O vereador elogiou o documento e falou da importância das diretrizes apontadas na proposta.

“É realmente muito importante o fato de Poços começar a despertar para um assunto que já é matéria em várias outras cidades. Temos a Câmara Setorial de Cultura Digital que, com certeza, possui um enorme potencial de crescimento dentro do Plano Municipal de Cultura. A área digital é privilegiada, com sua característica inovadora e acessível. Além disso, o documento é bastante completo e traça uma série de diretrizes e ações que devem ser priorizadas pelo município nos próximos dez anos. É uma satisfação poder receber isso em primeira mão. Levaremos também a outros gabinetes para que todos os vereadores tenham acesso a essas ideias, de forma que cada um contribua de algum modo e a proposta saia do papel e se torne realidade”, concluiu.