Criminalidade violenta em Poços dispara no primeiro semestre

Só neste ano, já são 169 ocorrências, praticamente dois terços do total do ano passado

Minas Gerais fechou o primeiro semestre de 2017 com queda de 8% nos índices de roubos e 4% nos números de homicídios. Os seis primeiros meses do ano também apresentaram redução em 10 das 12 estatísticas de criminalidade monitoradas pelo Governo do Estado.

Os números foram apresentados na sexta-feira, 11, em Belo Horizonte. O Estado considerada nove delitos como de criminalidade violenta, como roubo consumado, homicídio e estupro.

NÚMEROS LOCAIS

Enquanto no Estados os números estão em queda, em Poços de Caldas, a situação piorou no comparativo aos seis primeiros meses de 2016. No ano passado, foram 130 casos entre janeiro e junho. No ano todo, foram 231 registros. Só neste ano, já são 169 ocorrências, praticamente dois terços do total do ano passado.

Em 2016, o maior número de casos de crimes violentos foram os roubos consumados, com 129 ocorrências. Janeiro e maio tiveram o maior número de registros. No ano passado, a média foi de 21,5 casos mensais entre janeiro e junho. Neste ano, em seis meses, já são 142 roubos consumados registrados em Poços.

Entre março e junho, houve uma estabilidade, com 26 casos. Na média do semestre, são 23,6 casos mensais. Os estupros consumados também aumentaram, passando de três no primeiro semestre de 2016 para sete neste ano. Casos de extorsão mediante sequestro também apresentam alta: de quatro no primeiro semestre de 2016 para sete em 2017. Nos demais crimes, houve uma certa estabilidade no número de ocorrências.

SUL DE MINAS
Apesar do aumento de casos em Poços, no Sul de Minas, a cidade está atrás de outras no ranking. Quem lidera é Passos, com 249 casos, seguida de Alfenas, com 215 ocorrências. Pouso Alegre é a terceira, com 173. Poços está em quarto, com 169. Lavras aparece em quinto, com 117 casos e Varginha fecha em sexto, 112 casos.