Coluna MG | 24/05/18

A Coluna MG traz as principais notícias veiculadas em jornais do interior de Minas filiados ao Sindicato dos Proprietários de Jornais do Estado de Minas Gerais (Sindijori).

Vale do Aço tem feirão imobiliário
A oportunidade de comprar um apartamento novo ou usado estará disponível no Parque Ipanema, em Ipatinga, entre os dias 25 e 26 de maio. O feirão Imobiliário conta com o patrocínio da Caixa Econômica Federal, informa a assessoria do banco público federal. Ao todo, serão mais de mil imóveis à disposição dos moradores do Vale do Aço com taxas de juros reduzidas e financiamento de até 80% do valor, dependendo da renda familiar, através da Caixa Econômica Federal e seus programas como o Minha Casa Minha Vida. “Quem for até o feirão nos dias 25 e 26 terá a oportunidade de escolher o imóvel, ter o financiamento aprovado e assinar o contrato no mesmo dia”, destaca o Superintendente Regional no Leste de Minas da Caixa Econômica Federal, Carlos José Veiga. (Diário do Aço – Ipatinga)

•Obra inacabada castiga população
Se a Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) do Conjunto Chiquinho Guimarães estivesse pronta, 500 pessoas poderiam ser atendidas no local, o que desafogaria os hospitais de Montes Claros. No entanto, a obra está parada há 2 anos, sem previsão de retomada das intervenções. A UPA beneficiaria principalmente a população dos bairros Maracanã, Chiquinho Guimarães, Ciro dos Anjos, Joaquim Costa, Mangues, São Geraldo I e Vargem Grande. Em encontro com os moradores das proximidades da obra, o prefeito de Montes Claros, Humberto Souto (PPS), afirmou que estudos estavam sendo realizados para garantir a continuidade da obra. (O Norte de Minas – Montes Claros)

UFJF oferece lanche por falta de gás
Os problemas no abastecimento de combustíveis em Juiz de Fora, em função da manifestação dos caminhoneiros por todo o país, começam a afetar a alimentação dos estudantes da Universidade Federal de Juiz de Fora. Em comunicado enviado à comunidade acadêmica na tarde desta quarta-feira, 23, a instituição informou que irá oferecer a opção de dois pães com presunto e mussarela no almoço e jantar dos estudantes, em virtude do desabastecimento de gás no Restaurante Universitário (RU). Segundo o comunicado, as refeições serão acompanhadas de buffet de salada, proteína de soja, um alimento oleaginoso, além das opções de suco e fruta. (Tribuna de Minas – Juiz de Fora)

•Vereadores vão a audiência pública
A Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados promoveu audiência pública para discutir as providências que deverão ser tomadas para garantir o ressarcimento aos municípios pelos serviços prestados às vítimas de acidentes ocorridos em rodovias federais pedagiadas. Quatro vereadores de Uberaba estiveram presentes no evento, realizado no Congresso Nacional. Três parlamentares que compõem a bancada do PR em Uberaba – Kaká Carneiro, Denise Max e Samuel Pereira – e ainda Thiago Mariscal (MDB). A audiência pública foi solicitada pelo deputado Aelton Freitas (PR). O debate contou com a participação de representantes da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). (Jornal da Manhã – Uberaba)

•Uberlândia registra 3ª morte por influenza
A Secretaria Municipal de Saúde de Uberlândia confirmou mais uma morte por Influenza A, o subtipo do vírus ainda não foi confirmado. Dois óbitos já haviam sido registrados no município: um registrado na rede privada e o outro na rede pública de saúde. Mesmo com os óbitos, o que demonstra a circulação de vírus na cidade, grande parte do público alvo que deve ser vacinado contra a influenza, ainda não tomou a dose recomendada, o que representa uma preocupação para o poder público. É certo que existem medidas de precaução para a doença. Mas, a maior proteção é a vacina, que leva de 10 a 15 dias para começar a oferecer real proteção contra a doença. (Diário de Uberlândia)

•Expressar conquista 1º lugar em concurso
O Expressar Dança e Pilates conquistou o primeiro lugar na etapa nacional do Concurso Passo de Arte Minas 2018 e trouxe mais um prêmio de destaque, na área cultural, para Sete Lagoas. Esta etapa em Minas Gerais foi disputada no último dia 13, no Teatro Sesiminas, em Belo Horizonte. Com isso, o grupo foi selecionado para participar da etapa internacional, que será realizada na cidade de Indaiatuba (SP), em julho. A partir de agora começam os preparativos técnicos e de todos os demais detalhes necessários para a participação do grupo sete-lagoano na etapa internacional. (Sete Dias – Sete Lagoas)

•Simpósio do Cefet discute ações
Na sexta-feira, 25, vai ser realizado o segundo Simpósio de Língua e Literatura do Cefet (Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais) -Varginha. A segunda edição do evento vai trabalhar o tema: “Letramento Literário: ações e perspectivas na atualidade escolar”. O Simpósio, que surgiu através de uma parceria entre os cursos de Letras e Pedagogia do Centro Universitário do Sul de Minas e o CEFET, vai discutir o letramento literário no cotidiano da educação básica e de seu entorno social, assim como implicações na formação de leitores na contemporaneidade. (Gazeta de Varginha)

•Festa da Banana em Delfinópolis até sábado
A banana, a mais popular das frutas tropicais, será a atração principal do evento que acontece em Delfinópolis, até sábado, 26 de maio. Promovida pelo Sebrae, Associação dos Produtores de Banana de Delfinópolis (Adelba) e Emater, a 2ª Feira da Banana terá uma programação de debates sobre a importância da fruta para a economia local, além de atrações paralelas. Durante todo o tempo da 2ª Feira da Banana, um evento estará ocorrendo em paralelo, a “Feira de negócios, exposição de móveis rústicos e artesanato”. Entre os produtos à mostra, trabalhos de artesãs da cidade de Maria da Fé que têm a fibra de banana. (Folha da Manhã – Passos)