Chance ao novo

Rodrigo Lee comenta sobre as inúmeras bandas de rock que ficaram pelo meio do caminho

O músico Rodrigo Lee comenta sobre as inúmeras bandas de rock, que pelos mais variados motivos, ficaram pelo meio do caminho.

Sou entusiasta desde o início da década de 1980 de várias vertentes do Rock n’ Roll, como Hard Rock, Heavy Metal, Progressivo e Post-Punk. Nesses anos todos, acompanhei bandas que já existiam e outras que foram surgindo nas décadas seguintes.

Muitas se mantiveram e outras se perderam pelo caminho, por egos inflados ou incompatibilidade musical. Existe uma tendência de muitos “velhos mentais” execrarem tudo o que é novo. É muito egoísmo, com a nova geração, dizer que só o que é antigo ou velho é que é bom.

Esses caras se esquecem que um dia, há décadas atrás, The Who, Rolling Stones, Deep Purple, Black Sabbath, Led Zeppelin, Kiss, Van Halen, Whitesnake, Iron Maiden, Judas Priest, Genesis e outros foram as promessas do momento? Foram a “the next band” a explodir e fazer sucesso.

Isso porque algumas delas demoraram alguns discos pra serem da grandeza que hoje são e terem seu valor reconhecido. Bons exemplos disso são Deep Purple, Kiss e Queen. Bons exemplos disso são Deep Purple, Kiss e Queen.

Que possamos sair de nossa rabugenta zona de conforto e abrir nossas mentes e ouvidos pra perceber que o novo sempre vem, com novas e boas bandas. Se permanecerão, o tempo dirá. Quantas foram as bandas das décadas de 1960/70/80/90 que não vingaram? Muitas!

E hoje alguns se lamentam por isso. O Crow é um belo exemplo de um grande nome dos anos 1970 que não vingou, mas muitos os veneram até hoje. Long Live Rock n’ Roll bands (de todas as eras e décadas)!

Estão por aí belíssimas bandas surgidas nas décadas de 1990 e 2000: Pearl Jam, Alice in Chains, L7, Placebo, Cranberries, Linkin Park, Evanescence, System of a Down, Rammstein, Disturbed, Muse, Foo Fighters, Queens of The Stone Age…

* Rodrigo Lee é músico e produtor cultural