Campeonato Mineiro voltará a ter quartas de final em 2018

Fase de mata-mata não era realizada desde 2010

Em reunião realizada na tarde de ontem na sede da Federação Mineira de Futebol (FMF), os clubes definiram o formato de disputa do Campeonato Mineiro de 2018. A principal novidade é a introdução da fase quartas de final, proposta pelo Villa Nova de Nova Lima e aprovada em votação com todos os representantes das equipes.

COMO FICA
O novo formato mantém as 11 rodadas na primeira fase. Os oito primeiros times entre os 12 concorrentes se classificam às quartas de final, disputadas em jogo único. Os donos das melhores campanhas têm a vantagem de jogar em casa. Em caso de empate, a vaga será definida nos pênaltis.

As duas piores equipes são rebaixadas. As semifinais e final seguem com jogos de ida e volta. Os clubes de melhor campanha na primeira fase fazem a segunda partida decisiva em casa. O Campeonato Mineiro não tinha a disputa das quartas de final desde 2010. Naquele ano, o Atlético superou o Ipatinga na decisão e ficou com o título.

LAUDOS
De acordo com o Estatuto do Torcedor, o formato de disputa aprovado precisa ser mantido até o ano seguinte e os clubes têm até o dia 5 de novembro para apresentar laudo técnico dos estádios. O preço mínimo dos ingressos é de R$ 10. O campeonato começa no dia 18 de janeiro e a final será no 8 de abril. Ao todo, são 16 datas.

INTERIOR
O título de campeão do interior também está previsto no regulamento do Campeonato Mineiro da temporada do ano que vem, mas a taça só será disputada em caso de eliminação de duas equipes do interior na fase semifinal. Participam da competição que reúne o chamado grupo de elite do futebol mineiro, as equipes do América, Atlético e Cruzeiro, todos da capital; a Caldense e o Boa de Varginha, representantes do Sul de Minas na competição; o Democrata de Governador Valadares; a Patrocinense, de Patrocínio; o Tombense, de Tombos; o Tupi, de Juiz de Fora; o Uberlândia, representante do Triângulo; a URT, de Patos de Minas; e o Villa Nova de Nova Lima.