Morre Caio Lobato, fundador do Museu Histórico e Geográfico

Museólogo é uma das mais ilustres personalidades da cultura poços-caldense

Morreu na manhã de ontem, 8, o museólogo poços-caldense Caio Augusto Junqueira de Faria Lobato, aos 85 anos. Ele estava internado no Hospital da Unimed, por complicações pelo seu estado de saúde, que era frágil há algum tempo.

Caio Lobato é uma das mais ilustres personalidades da cultura poços-caldense, sendo responsável pela fundação do Museu Histórico e Geográfico de Poços de Caldas, em 1972, no Country Club, tendo ao lado as também voluntárias Nini Mourão Davis e Nilza Botelho Megale, ambas falecidas.

O Museu Histórico funcionou no Country Club durante 24 anos, onde foi instalado com o objetivo de preservar a memória histórica da cidade, integrando aspectos turísticos, educacionais e culturais.

VILLA JUNQUEIRA
Em 1995, na gestão do ex-prefeito Luiz Antônio Batista, depois que o Colégio Virgínia da Gama Salgado foi transferido para a Zona Leste da cidade, que veio a se chamar depois Escola Estadual Francisco Escobar, foram iniciadas as obras de restauração da Villa Junqueira, edifício tombado em 1985 pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Cultural e Turístico de Poços de Caldas (CONDEPHACT), com objetivo de abrigar o Museu Histórico e Geográfico.

Em dezembro de 1996, no final da gestão do ex-prefeito Luiz Antônio Batista, o Museu Histórico foi transferido de vez do Country Club para a Villa Junqueira, caracterizando-se como a última ação do projeto Centro Vivo, criado por aquela gestão para revitalização do patrimônio cultural da cidade.

“Grande perda. Trabalhamos juntos na época e ele me ajudou bastante quando da implantação do Museu nas atuais instalações”, relembra o ex-prefeito Luiz Antônio Batista. Caio atuou como diretor do Museu Histórico até 2003, quando passou a ser membro do Conselho Curador.

Ex-proprietário de um antiquário, Caio tinha grande conhecimento sobre objetos artísticos, mobiliário e prataria, entre outros, o que ajudou na consolidação e no desenvolvimento da instituição. Ele é filho de Isaura Junqueira de Faria Lobato e do médico e ex-deputado federal Oscavo de Faria Lobato. Caio era solteiro e não deixa filhos. O corpo foi velado no Velório Municipal e o sepultamento está marcado para às 10h desta sexta-feira, 9, no Cemitério da Saudade.