Biblioteca de escola municipal passa por reestruturação

Biblioteca da Escola Municipal Dr. Pedro Afonso Junqueira foi totalmente reformada

A biblioteca da Escola Municipal Dr. Pedro Afonso Junqueira, localizada no Jardim Kennedy, na Zona Sul de Poços de Caldas, foi totalmente reformada e reestruturada, com obras físicas e também aquisição de dois mil livros que agora compõem o acervo da escola.

A biblioteca leva o nome da radialista Fátima Regina de Almeida Guimarães e será reinaugurada hoje, 25, às 19h. com apresentações musicais, teatrais e mediação de leitura. A reinauguração irá contar também com pessoas da comunidade e também autoridades e empresários da cidade.

Estas pessoas foram citadas pelos alunos, no desenvolvimento do projeto “Meu livro de cabeceira”, uma pesquisa realizada com 480 alunos do Ensino Fundamental II, no intuito de apontar referências locais nos diversos segmentos, como educação, política, saúde, cultura, esporte e comunidade.

Como resultado, foram elencadas 50 pessoas mais citadas pelos alunos da escola, como cidadãos que os inspiram. Entre eles, o prefeito Eloísio do Carmo Lourenço (PT), os vereadores Flávio Faria (Rede) e Tiago Cavelagna (DEM), o cantor Gabriel Guerra, o empresário Flávio Cançado e pessoas da comunidade, como os rappers Bebeto (do Uclanos) e Mc Semeador; o presidente do URCP, Loló; Rogerinho Pipa; Afonso, da ONG Bem Viver; Artur, produtor de eventos cosplay; o ex-diretor da escola, Fábio Albuquerque, e o professor Tiago Mafra. Cada um deverá levar um livro, que é sua referência, seu livro de cabeceira, autografá-lo e doar para o acervo da biblioteca.

REVITALIZAÇÃO
Em 2015 teve início o projeto de revitalização da biblioteca. Várias ações foram efetivadas como gincana para arrecadação de livros, oficinas de restauração e reciclagem de materiais, readequação do espaço e aquisição de acervo. “O objetivo final é que os alunos tenham acesso à leitura. A importância fundamental de torná-los cidadãos mais atuantes e mais independentes.” ressalta a diretora da escola, Rosane Correa.