Biblioteca do Museu digitaliza 1.200 jornais antigos

Qualquer cidadão pode ter acesso ao material digitalizado

Localizada no Museu Histórico e Geográfico de Poços de Caldas, na Villa Junqueira, a Biblioteca Nilza Botelho Megale completou a meta de digitalizar 1.200 jornais antigos, o que corresponde a cerca de 30% do acervo.

O procedimento segue a seguinte metodologia: análise da parte física dos jornais; higienização; digitalização dos jornais gerando arquivo digital (PDF), arquivamento dos jornais físicos acondicionados em papéis alcalinos e disponibilização dos arquivos digitais.

“Esses jornais estão em sua maioria em condições precárias de manuseio, sendo sua digitalização uma necessidade para salvaguardar o documento e democratizar seu acesso”, diz o coordenador do Museu, Yuri de Almeida Gonçalves.

PRESERVAÇÃO DO ACERVO
O acervo digitalizado preserva edições que contam um pouco do passado do município, entre elas, “A Estância”, de 1915; “A Voz do Trabalhador”, de 1916; “Gazette de Lausanne”, de 1815; “Cidade de Poços”, de 1916; “Revista de Poços”, de 1905; “Villa de Poços”, de 1894; e “Vita”, de 1913.

Há também jornais da cidade de Caldas e outras cidades da região. Qualquer cidadão pode ter acesso às páginas digitalizadas dos jornais e até adquiri-los gratuitamente, indo até aquela biblioteca, que funciona de terça a sexta das 8h às 18h, e aos sábados das 12h às 18h. A digitalização do material restante está em andamento.