Aumentam casos de caxumba em Poços

Nos primeiros seis meses deste ano, já foram 225 notificações de caxumba

Segundo dados da Vigilância Epidemiológica, em Poços de Caldas, nos primeiros seis meses deste ano, já foram 225 notificações de caxumba.

O número é quase o mesmo do total registrado em 2016, de 235 notificações. Este aumento no número de casos de caxumba também foi verificado em todo o Estado de Minas Gerais: de janeiro a junho, 1.883 pessoas foram infectadas pela doença, o que representa aumento de 80% em relação ao mesmo período de 2016, quando foram 1.043 diagnósticos.

E a realidade se estende a todo o Brasil. A coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Julia-na Loro Ferreira, explica os possíveis motivos para esse aumento no número de casos.

“As crianças são vacinadas, porque são trazidas pelas mães e fazem parte de um público que sempre está no posto de vacinação, atualizando o cartão. Por isso, a gente verifica que a incidência da caxumba se deslocou para os adolescentes e os adultos, na faixa etária dos 15 aos 30 anos, que normalmente têm menor cobertura vacinal, por hábito mesmo, então a doença está atingindo quem não se vacinou ou tomou uma dose, apenas”, afirmou.

VACINAÇÃO CONTRA CAXUMBA
A melhor forma de prevenir continua sendo a vacina. No calendário de imunização, a vacina tríplice viral (contra caxumba, sarampo e rubéola) é administrada em bebês aos 12 meses e a tetraviral (que protege também con-tra catapora), aos 15 meses.

Quem tem de 1 a 29 anos de idade deve receber duas doses da vacina tríplice viral, contra sarampo, caxumba e rubéola. A partir dos 30 anos até os 49, é necessária ape-nas uma dose. Grávidas não podem ser imunizadas.

A doença também conhecida por parotidite é caracterizada pelo aumento das glândulas salivares, o que causa inchaço no rosto e na região do pescoço. Ainda aparecem como principais sintomas dor ou dificuldades para engolir, cefaleia e febre não muito alta.

Como a caxumba é transmitida enquanto o paciente tem os sintomas, de 7 a 10 dias, a orientação é que a pessoa se afaste do ambiente de estudo ou do trabalho, por este período, para evitar o contágio.

ONDE SE VACINAR
Em Poços de Caldas, a dose da triviral, contra caxumba, sarampo e rubéola, está disponível nas 19 salas de vacinação. É necessário levar o cartão de vacinação ou um documento pessoal. O atendimento ao público é de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30.