Alunos ocupam a sede da 31ª Superintendência de Ensino

Passeata percorreu ruas centrais e terminou com a ocupação da unidade

Aconteceu na tarde de terça-feira, 1º, um ato unificado que reuniu estudantes, professores e membros de movimentos sociais de Poços de Caldas, em protesto contra a PEC 55 (ex-PEC 241, que limita gastos públicos) e a MP 746 (reforma do Ensino Médio), entre outras pautas.

Cerca de 300 pessoas participaram de uma passeata, que teve início no Terminal de Linhas Urbanas e percorreu ruas centrais. Policiais militares fizeram a escolta dos manifestantes e organizaram o trânsito, já que os manifestantes ocuparam uma faixa de pista para o fluxo de veículos. Estudantes que participavam das ocupações saíram de unidades ocupadas para ir à passeata. Alunos de escolas da rede particular de ensino também estiveram no ano unificado.

No trajeto, com o apoio de um carro de som, os manifestantes gritaram várias palavras de ordem contra a PEC e o governo Michel Temer (PMDB). Ainda durante o percurso, os manifestantes foram avisados pelo carro de som que a 31ª Superintendência Regional de Ensino (SRE), localizada na rua Marechal Deodoro, havia sido ocupada por manifestantes. O protesto seguiu até o órgão estadual, onde ocorreram novos discursos de mobilização.

Os servidores foram retirados e o local trancado com uma corrente. Também foram afixadas faixas avisando sobre a ocupação do local. A manifestação também foi à Prefeitura. Alunos subiram na varanda e estenderam uma faixa de protesto. Eles foram recebidos pelo prefeito Eloísio do Carmo Lourenço (PT).