Aluno autista é agredido dentro de escola municipal

Agressão aconteceu na semana do Dia Mundial de Conscientização do Autismo

Um aluno autista de 10 anos foi agredido por colegas dentro da Escola Municipal Antônio Sérgio Teixeira, no bairro Santo André, na Zona Leste de Poços de Caldas.

A agressão ocorreu na quinta-feira, 5, e foi denunciada pela jornalista Gabriela Bandeira, através do Portal Singularidades, que trata de temas ligados ao autismo. A mãe da criança relatou à jornalista que após 15 dias afastado do local, o garoto voltou às aulas.

“Eram quase três horas da tarde quando me ligaram dizendo que ele não podia ficar lá o tempo inteiro, porque não tinha auxiliar de educação inclusiva”, contou a mãe. A solicitação ocorreu porque o garoto estava em período de adaptação após voltar às aulas e também pelo fato de não haver uma auxiliar para acompanhá-lo.

Ao chegar na escola, ela foi informada por alunos que o filho havia se envolvido em uma briga. “Ele estava encurralado no canto, e dois meninos cuspiram e jogaram pedras nele. Não tinha nenhum professor por perto”, relata a mãe sobre o momento em que o encontrou na escola. Ela disse ainda que não é a primeira vez que o filho é agredido na escola.

Na sexta-feira, 6, a mãe foi ao Conselho Tutelar relatar o caso e depois registrar um boletim de ocorrência. O caso foi encaminhado pela direção da escola à Secretaria Municipal de Educação, que admitiu a ocorrência e assegurou que serão tomadas medidas cabíveis para evitar novos tipos de situação, não só com alunos autistas, mas com qualquer outro estudante.

DIA DO AUTISMO
Na segunda-feira, 2, foi comemorado o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, que busca promover a inclusão social de portadores da síndrome. Uma lei de 2012 determina que autistas devem ter acompanhamento especializado durante as atividades.