ACIA cobra PM sobre arrombamentos no comércio

Comerciantes solicitaram providências contra casos recentes

O comandante do 29° Batalhão da Polícia Militar, tenente-coronel PM Frederico Antonio de Lima, ouviu reclamações dos comerciantes de Poços de Caldas quanto aos arrombamentos no comércio.

Eles apontam que as ocorrências têm ocorrido principalmente durante o período noturno, quando os ladrões costumam arrebentar as portas de vidro das lojas.

Aquela autoridade ouvida ontem, na Associação Comercial, Industrial e Agropecuária (ACIA) garantiu que o patrulhamento irá melhorar a partir do próximo mês, quando 90 formandos que estão em fase final do curso preparatório estarão nas ruas somando com os profissionais que formam o pelotão local. Ele também apresentou dados que demonstram queda do índice de criminalidade aqui em Poços.

PEDINTES
O comandante também foi questionado sobre os pedintes que estão aumentando nas ruas, pelo fato de alguns serem agressivos, e ele disse que a PM só pode interferir se estiver havendo ameaças, e que devem ser comunicadas através do telefone 190.

Sobre as operações que a Polícia Militar tem feito com a Secretaria de Serviços Públicos no combate aos ambulantes, o comandante disse que é obrigação da PM participar deste trabalho porque além de ser uma atividade ilegal praticada pelos mesmos, muitos são de fora e aportam em Poços com intenções de ações criminosas.

MONITORAMENTO
Ele também explicou os motivos pelos quais ainda não foi implantado o projeto de vídeomonitoramento em parceria com a ACIA. Segundo ele, aconteceram  problemas técnicos que estão sendo sanados pela equipe de internet indicada pela ACIA.

Ele garantiu que o sistema irá melhorar sensivelmente o patrulhamento, principalmente noturno, porque as viaturas estarão equipadas com tabletes e imagens externas das lojas e empresas que colaborarem com este importante trabalho, e que, para tanto, elas devem entrar em contato com a associação, através do telefone 3697-4400, e se cadastrarem para que possam ceder estas imagens à PM.

“Se todos colaborarem, teremos condições de rastrear os bandidos pelas ruas sem que eles saibam”, disse.