A Piada Mortal

O jornalista Daniel Souza Luz revive mais um episódio da sua adolescência

O jornalista Daniel Souza Luz revive mais um episódio da sua adolescência, inspirada no filme Escola de Verão.

No pátio da escola, por acaso, numa tarde no fim dos anos oitenta, enquanto matávamos tempo antes de ir embora, conversando, pois não havíamos matado aula e queríamos ficar lá marcando um pouco e socializando, fiz uma imitação do filme Escola de Verão, sei lá por quê.

Devíamos estar conversando sobre provas ou estudar demais. O Escola de Verão, dirigido pelo veterano e subestimado Carl Reiner, foi um clássico da Sessão da Tarde e nossa escola em todas as estações era o São João da Escócia. Era do personagem que tinha esquecido tudo, interpretado pelo ator que tem um olho de cada cor; o que esquecia até mesmo como que se comia, ou o que era um garfo, por ter estudado tão obsessivamente a ponto de surtar.

Elenco de Escola de Verão, clássico dos anos 1980

Quando os pais dele fazem perguntas do tipo “Por que você não come?” ele responde “Eu não sei” e quando cai em si ele se desespera e começa a gritar “Eu não sei nada! Eu não sei nada!”. É um pesadelo do personagem e uma das cenas mais engraçadas do filme.

Imitei perfeitamente, ou ao menos tenho a memória presunçosa de que o fiz. Meus amigos na rodinha choraram de rir, eu então mais ainda. Não estavam rindo da minha cara, estavam rindo junto comigo. Eu nunca havia sido tão popular. Três dos meus amigos que estavam na roda chamavam-se, todos, Fábio, com uma exceção, o Cleiber Augusto Pomárico, amigo desde a mais tenra infância.

Perdi contato com todos, ao longo das décadas. Se os encontrasse e os perguntasse sobre esse fato em particular, será que se lembrariam disso? Provavelmente não. Eu passaria por mentiroso.

* Daniel Souza Luz é jornalista e revisor. E-mail: danielsouzaluz@gmail.com