Ranking coloca Poços entre as 100 melhores para se investir

No Sudeste, aparecem 50 localidades e Poços ocupa a 92ª posição

Estudo divulgado pela Revista Exame coloca Poços de Caldas entre as 100 melhores para se investir no Brasil, entre municípios com mais de 100 mil habitantes.

No Sudeste aparecem 50 localidades e Poços, que ocupa a 92ª posição, registrou avanço na classificação em relação a 2016 e 2015.

O levantamento feito desde 2014 pela Urban Systems, por solicitação da Exame, considera 28 indicadores dentro de áreas importantes destas cidades, como desenvolvimento social e econômico, capital humano e infraestrutura entre as 100 melhores para se investir.

O vice-prefeito Flávio Faria (Rede), também titular da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet), diz que a colocação de Poços no ranking da Revista Exame mostra a boa qualidade dos serviços prestados à população, que torna o município referência em Minas e no Brasil.

ÍNDICE FIRJAN
O índice Firjan, da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro, que baseia esse tipo de levantamento, define como representativos para investimentos os índices de crescimento demográfico e econômico (Produto Interno Bruto – PIB), desempenho empresarial, renda média dos trabalhadores.

Também investimento em saúde, educação, desenvolvimento financeiro, frota de veículos, transporte e infraestrutura urbana, ainda linhas rodoviárias e aeroportos, conexões em banda larga, redes de água e esgoto, etc. Faria destaca, que além de ser bastante positivo Poços figurar entre as 100 melhores cidades para investimento, também é importante a elevação dos índices neste último ano.

Para o vice-prefeito, no entanto, é preciso avançar mais no estímulo à produção para garantir outras melhorias sociais para Poços e toda a região. No que diz respeito à importância de Poços no Sul de Minas, Faria explica que o município é referência em pujança regional, entre outras coisa pela grande vida acadêmica, o que potencializa o capital intelectual e contribui para estimular a abertura de novas empresas.

“Podemos citar também a infraestrutura significativa de nossa cidade, com duas autarquias responsáveis pela distribuição de energia elétrica e redes de água e esgoto”, exemplificou.

Ele destaca a importância do Distrito Industrial e diz que as novas empresas já instaladas naquela área na Zona Sul da cidade, têm contribuído para o avanço de Poços nos índices sociais. De acordo com vice, grandes grupos, médias e pequenas empresas já se instalaram no município.